Dia Internacional da Mulher

Mil perdões àqueles e àquelas que acham que as mulheres merecem um parabéns pelo dia internacional da mulher apenas porque elas nasceram com dois cromossomos X. Não acho que isso seja um grande feito, especialmente porque não teve nenhum esforço da parte delas. Não acredito que isso seja motivo suficiente para um parabéns. Esse não é um dia para oferecermos flores, dizer palavras agradáveis (e vazias) e satisfazer nossa (in)consciência coletiva machista. Acho que nossas companheiras, mães, filhas, avós, amigas merecem mais do que isso.

A importância do dia internacional da mulher vai além disso. Os dados estatísticos são suficientes para dizer o motivo pelo qual precisamos desse dia. Mas quero ir além disso. Quero destacar o feminismo e sua luta diária contra o reducionismo de alguns homens que nunca leram a respeito e dizem que “algumas mulheres exageram” – para você que ainda acha isso, tem aqui um ótimo guia para aprender o que é feminismo. E se der preguiça, assista ao vídeo de 11 minutos do discurso de Emma Watson para a assembléia das Nações Unidas. É bastante instrutivo:

Fato é que hoje é um dia para refletir, mais do que parabenizar. Hoje é um dia para começar a fazer diferente, mais do que presentear. Hoje é um dia para admitir que fomos todos criados em uma cultura machista e que é necessário um esforço diário para se afastar dela e lutar pela igualdade. Hoje é um dia de humildade, e não submissão. Feminismo não quer dizer alternância, quando se refere a “dar uma chance às mulheres”.

Feminismo quer dizer liberdade. Liberdade de estereótipos e pré-conceitos. Homens e mulheres não ganham nada com eles. É preciso libertar-se para que possamos valorizar o que há de melhor nas pessoas e conquistar a contribuição de todos para a construção de um mundo melhor. Todos nós perdemos quando os estereótipos e padrões (machistas e) inalcançáveis de beleza e sucesso oprimem meninas e meninos e os submetem à paralisia provocada pela insegurança e baixa autoestima. Me lembro da minha vergonha e medo de ser descoberto escrevendo poemas na minha adolescência. Inventava desculpas para os amigos e dizia que era “pra pegar mulher” para não ser taxado de homossexual ou para não parecer menos homem. Até deixei de escrever… (Tenho certeza que vou ouvir piadinhas por conta dessa confissão).

Os desafios que temos pela frente exigem que todos se dediquem a eles em sua plenitude. Precisamos da contribuição de todos no debate e nas ações, sem medo de julgamentos baseados em reflexos que ecoam de comportamentos enraizados em crenças antiquadas e sem fundamento.

Tenho certeza que hoje existem milhões de mulheres que merecem parabéns pelo seu trabalho e pelo seu esforço na construção de um mundo mais livre para homens e mulheres. Existem milhões de pessoas no Brasil e no mundo que sofrem na pele a violência ou a repressão causada pelo machismo velado em provérbios e piadas. Muitos de nós nos calamos com medo de parecermos “muito mulherzinha” ou “menos macho”.

Hoje meus parabéns vão para todos aqueles, homens e mulheres, que superam esses medos e fazem questão de não rir dessas piadas e não espalhá-las quando estão somente entre os amigos ou amigas. Hoje meus parabéns vão para os pais que não reproduzem esse tipo de comportamento e se esforçam para dar exemplos melhores aos seus filhos e filhas. Hoje meus parabéns vão para os líderes que promovem, remuneram e reconhecem resultados independente de quem os trouxe. Hoje meus parabéns vão os comportamentos e atitudes de homens e mulheres que desafiam estereótipos e padrões. Muito obrigado a todos vocês. O mundo em que quero criar meus filhos ou filhas está sendo construindo por vocês.

Um feliz dia internacional da mulher a todos! Que traga boas reflexões! =)

Anúncios

E você? O que pensa a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: