Viva Setembro!

Sabe aquela história do bater de asas de uma borboleta do lado de cá provocar um furacão do lado de lá do mundo? Pois é, uma vez que você começa a fazer algum movimento, por menor que seja, grandes coisas podem acontecer na sua vida. Me lembro também daquele filme com Jim Carrey, Sim Senhor, no qual o personagem de Carrey que vivia a dizer não para tudo na vida encontra um guru que o ensina a dizer “sim”. E a partir daí ele conhece pessoas e aprende um tanto de coisa.

É mais ou menos o que sinto revendo o mês de setembro. Neste mês aconteceu muita coisa bacana que quero compartilhar aqui no blog. Na verdade foi tanta coisa que por enquanto vou deixar aqui os resumos do que vem por aí. Fiquem a vontade para comentar qual dos assuntos vocês querem ler primeiro. =)

Aproveito para agradecer a compreensão de todos pelo período que ficamos sem atualizar o blog. Um ótimo Outubro a todos!

BMVc – Workshop Business Model Você, Belo Horizonte

Nos dias 14 e 15 de Setembro realizamos mais uma turma aberta do workshop Business Model Você. A heterogeneidade da turma, a dedicação e entrega dos participantes às atividades fez desse final de semana um marco na minha vida. Estudantes universitários, funcionários de grandes empresas, profissionais autônomos e até aposentados fizeram parte dessa experiência. Foram dois dias para trocar experiências e sugestões em uma busca pelo propósito profissional. Se você quer fazer parte da próxima turma, inscreva-se! As vagas estão abertas para Belo Horizonte no site www.businessmodelvoce.com.br.

Business Model Canvas Workshop e Masterclass, New York

Mais para o fim do mês, dias 26 e 27 de Setembro, tive a oportunidade de participar do workshop com o autor do canvas, Alex Osterwalder. O suíço é autor da ferramenta que é a base do nosso workshop e do livro Business Model Generation que apresentou ao mundo o canvas. Foram dois dias valiosos com conteúdo, dicas e insights que expandiram a compreensão sobre o poder de modelos de negócios bem estruturados.

Drive Workshop e Visita à Zappos, Las Vegas

Esse infelizmente não consegui participar mas meu amigo e sócio no workshop Business Model Você, Gustavo Couto, foi a Las Vegas participar com Daniel Pink do workshop Drive, baseado no livro de mesmo título. O objetivo é não apenas complementar o workshop mas também… bom, aguardem que vem mais coisa boa por aí. =)

Além disso, Gustavo aproveitou para fazer uma visita à Zappos, a empresa de venda online de sapatos, tênis e acessórios que mostrou ao mundo uma fidelidade rara a valores empresariais – aqueles que normalmente não saem do papel. Mais do que isso, esses valores estão ligados a criatividade e autonomia radicais aos empregados. O resultado? Valorização no mercado de 1,2 bilhão de dólares em menos de 10 anos. O desafio agora é conseguir a participação do Gustavo aqui no site para falar um pouco de como foi.

Livros Delivering Happiness e To sell is human

Esse mês terminei de ler o livro sobre essa tal de Zappos aí, o Delivering Happiness. O CEO, Tony Hsieh, compartilha um pouco da sua história pessoal, das empresas que fundou e das lições que aprendeu antes de entrar na empresa. Uma leitura bacana para desmitificar a figura do empreendedor como um herói solitário, frio e calculista, genial e sempre seguro do que está fazendo.

Além desse, terminei o mais recente livro de Daniel Pink, To sell is human, que caminha para se tornar o próximo grande guru do mundo dos negócios. Já fiz referencia ao livro aqui e aqui, mas as principais ideias do livro ainda não foram apresentadas. Pink apresenta uma argumentação convincente de que todos somos vendedores e que quanto mais humanos, melhor será a performance em vendas. Para isso, ele traz técnicas interessantes que vão ajudar o desempenho de todos nós no papel de vendedores.

Anúncios

E você? O que pensa a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: