Business Model Você

Somos todos pessoas diferentes uns dos outros. Personalidade, interesses, habilidades e talentos nos fazem diferentes uns dos outros. Mas ainda assim parece que as revistas “especializadas” em carreira parecem ignorar esse aspecto fundamental da nossa vida. As manchetes parecem querer direcionar os esforços das pessoas em direção à homogeneização das pessoas. “8 atitudes decisivas para fazer sucesso”, “como encantar as empresas”, e “como fazer o emprego correr atrás de você” oferecem receitas mágicas que servem para todos. Não há respeito pelas diferenças e estimula-se a criação de uma imagem diferente daquela que temos para nós mesmos. As receitas de bolo das revistas são voltadas para a construção de uma imagem aceitável pelo mercado, e não entender qual é sua proposta de valor como ser humano. Estranho, não?

Penso diferente. Penso que querer enquadrar todos nos mesmos modelos de sucesso é muito mais difícil e gera uma carga de stress e ansiedade nas pessoas que gera mais problema que solução. Boa parte das histórias e casos de sucesso apresentados apontam para o alinhamento daquilo que nos faz diferente – personalidade, interesses, habilidades e talentos – de forma produtiva. Logo, não me parece coerente propor que pessoas introvertidas sejam mais extrovertidas (o que não é necessariamente bom para as empresas e certamente não é bom para as pessoas). A alternativa é muito mais interessante.

O mundo precisa explorar a diversidade das pessoas de forma construtiva. E isso só será possível quando motivarmos todos a seguir seus corações e intuições. Como disse Steve Jobs, “eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar”.

No final do ano passado fui apresentado à metodologia do livro Busines Model Você, que visa exatamente promover esse alinhamento daquilo que nos faz únicos de forma a promover um reencontro da pessoa com sua carreira. Os exercícios e exemplos propostos pelo livro provocam uma reflexão profunda que vai desde a infância até a construção e o momento atual da sua carreira. E com frequência, o resultado é surpreendente.

Essa semana estamos lançando o Workshop baseado na metodologia do livro. Junto com Gustavo Couto, transformamos a experiência individual do livro em um momento coletivo. O objetivo é explorar possibilidades não percebidas a partir da visão de outras pessoas que vivem o mesmo anseio de mudar suas carreiras.  As diferentes experiências de vida colidem de forma criativa para encontrar soluções onde antes havia frustração.

É com muita alegria e desejo de ajudar as pessoas a reencontrarem o caminho para realização profissional que convidamos você a visitar o site e participar do workshop: http://www.businessmodelvoce.com.br/. Caso não haja uma turma na sua cidade, entre em contato conosco e registre sua intenção de fazer o workshop. Estamos confiantes de que podemos ajudar você a encontrar o caminho da realização dos seus sonhos – sem precisar abrir mão daquilo que te faz ser você.

 

Anúncios

5 Respostas to “Business Model Você”

  1. Felipe Mello Says:

    Muito bacana o texto! Também rebato (de outra forma) esses tipos de reportagens das revistas “especializadas” no post que escrevi
    http://yleading.com/2013/07/24/o-que-voce-faz-que-realmente-importa/
    Acredito que você vai gostar.

    • Marcelo Says:

      Olá Felipe e obrigado pela visita e elogio. Parabéns pela iniciativa de escrever suas ideias e divulga-las!

      Fico feliz que tenha gostado do texto e convido você a voltar sempre! Escrevo semanalmente. Um abraço!

  2. atlindo Says:

    Parabéns Marcelo. Depois compartilhe os resultados do encontro da trabalho. Sucesso.

    • Marcelo Says:

      Obrigado, Arlindo! Fica meu compromisso de relatar a experiência do próximo workshop. Obrigado pela visita e volte sempre!


E você? O que pensa a respeito?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: